Apresentação Pública
A) CREDIBILIDADE – Transmitir credibilidade, persuadir, convencer. Para isso é preciso naturalidade, emoção, conhecimento e conduta exemplar.
- Questão – “Você está falando com os ouvintes como falaria com seus amigos?”
- Emoção – Revelar seu envolvimento com a causa (tema). Mostrar interesse pelo assunto.
- Conhecimento – A matéria apresentada precisa estar embasada nas informações que adquiriu nos estudos e leituras que fez. Tenha sempre mais informações do que necessitará transmitir.
- Conduta exemplar - Nossas palavras serão aceitas se forem coerentes com nossa conduta pessoal.
B) A VOZ
- respiração – A boa voz depende da respiração. Segredo, abdômen mais relaxado possível e a caixa torácica praticamente imóvel.
- pronúncia – O orador que pronuncia corretamente os sons das palavras é mais bem compreendido. Cuidados. R e S finais e I intermediários. Ex: pega, fala, as porta, os carro, janero, jardinero. Simplificação ex: pra, tô ino, tô vino, pcisa (precisa), pograma (programa), poblema (problema), tamém (também), frases como pu cas qui (por causa que), cardeneta (caderneta), etc.
Exercício: Pôr obstáculo na boca (lápis, borracha redonda, pedaço de rolha cortada em fatia) e ler um texto, procurando articular as palavras da melhor maneira.
- volume - Analisar a acústica do ambiente e adaptar o volume ao público.
-velocidade - Se falar rapidamente procure pronunciar bem as palavras e pode repetir informações com outras palavras para fixar.
- Se falar lentamente, procure olhar para o auditório durante as pausas mais prolongadas. Ao reiniciar, pronuncie com energia a primeira palavra depois da pausa.
Obs.: procure alternar o volume e a velocidade.
C) O VOCABULÁRIO
- Quanto mais amplo e abrangente for o vocabulário, mais pronta, desenvolta e segura será sua comunicação. Ler, ouvir, anotar e praticar. Usar as novas palavras.
Obs.: evite