Rotatividade de pessoas
Rúbia Heideke
Professor – Luiz Carlos Pivesso
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão Comercial (GCO0046) – Prática do Módulo I
21/11/11
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo a compreensão do termo “turnover”, conhecido também como rotatividade de pessoal, bem como saber ações para reduzir os índices de rotatividade. Trata-se de um trabalho ut
Palavras-chave: Rotatividade. Turnover. Indicadores.
1 INTRODUÇÃO
A saúde de uma empresa pode se definir pela relação entre o número de pessoas que entra e pelo número de pessoas que sai de uma empresa durante um mês em relação ao total de funcionários existentes naquela empresa.
A rotatividade, também conhecida como “turnover”, termo muito usado pelas áreas de Recursos Humanos das organizações traduz, na verdade o percentual de substituição que uma empresa possui e serve como indicador de saúde organizacional, ou seja, o giro entre entradas e saídas de uma empresa.
Dependendo do tipo de organização, se o turnover tiver um alto percentual, maior do que 5% indica que algo está errado na organização. É o momento de analisar o por quê dessa alta rotatividade, afinal, não podemos esquecer que os chamados funcionários são antes de tudo pessoas. Essas pessoas têm necessidades e criam vínculos dinâmicos de relacionamento com os colegas da empresa, ou mesmo com clientes e fornecedores.
Tecnicamente o alto turnover pode ser ocasionado por vários fatores dentre eles: recrutamento e seleção com problemas; baixo comprometimento organizacional; problemas com clima organizacional; suporte organizacional com problemas; política interna de pessoal com falhas em alguns ajustes; remuneração inadequada; benefícios insuficientes ou mal empregados; oferta no mercado de trabalho.
Para alguns profissionais uma alta rotatividade entre vários trabalhos é até positivo para seu “encarreiramento”. O mesmo pode não