ooooooooooooooo
Conforme Moura (2007) a rotatividade de funcionários é a movimentação de entrada e saída de pessoas num determinado local de trabalho, sendo considerado como um fator natural, mas que quase sempre entendido como um problema. Mesmo assim é pouco estudado ou analisado pelas empresas que, somente costumam calculá-lo. Considerando a rotatividade de trabalhadores sendo um grande problema que afeta os estabelecimentos de trabalho diretamente, os gestores não procuram analisar as causas que realmente estão afetando a entrada e saída das pessoas em suas empresas, limitando-se somente, a saber, a quantidade de colaboradores que entram e saem semanalmente, mensalmente ou anualmente.
De acordo com Chiavenato (2006) as empresas se caracterizam pelos fluxos de movimentação das pessoas, podendo estas movimentações ser ocasionadas por admissões, transferências, afastamentos por aposentadoria ou desligamento Todos estes fatores vão afetar a empresa, independente do motivo que leva uma. Pessoa a deixar seu local de trabalho, isso acarretará no desfalque de funcionários para desempenhar as atividades, sendo necessária a contratação de alguém para ser alocado nesta vaga que está vazia.
Para Lacombe (2005) quando existir um número elevado de trabalhadores pedindo afastamento do seu trabalho, deve-se tentar descobrir as causas que poderão estar contribuindo para que esses colaboradores se desliguem da empresa, e também, se os gestores possuem conhecimento de tais fatos. O administrador deve estar atento ao funcionamento da empresa, é função da área administrativa entender como está o comportamento das pessoas com relação à empresa. Para