Romance Regional obras e contexto
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros ,principalmente franceses,foram traduzidor e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com o sucesso dos folhetins ,escritores nacionais passaram a aventurar-se na criação de romances jenuinamente brasileiros. Os romances ganharam o gosto dos jovens da corte por ilustrarem em suas melodrámaticas histórias,paixões com finais felizzes . Apresentava também em seu enredo caracteristicas da vida da elite brasileira.
A estrutura do romance urbano sugere um herói e uma heróina que enfrentam obstáculos para vencer o seu amor. Alguns autores adotam como cenário desuas histórias a capital do império, Rio de Janeiro.
Além de noticiar os principais acontecimentos os jornais também publicavam nos períodicos os romances , que tinham como público aqueles que acompanhavam e apreciavam a histórias folhetinesca
Joaquim Manuel de Macedo ou Macedinho, como era conhecido escreveu dessoito romances marcados por uma certa ingenuidade narrativa e muito bom humor. O retrato da elite brasileiro da corte, que surge das páginas de seus romances conta com alguns tipos inconfundíveis: os estudantes , a moça namoradeira, a criada , a intrometida, a senhora fofoqueira e inconveniente, a avó carinhosa, todos eles envolvides em cenas que se desenrolam em espaçoes claramente brasileiros.
Quem foi ?
O médico e escritor Joaquim Manuel de Macedo, nasceu em 24 de junho de 1820 em Itaboraí, RJ, e faleceu em 11 de abril de 1882, no Rio de Janeiro, RJ. Mudou-se, em 1838, para a cidade do Rio de Janeiro, onde ingressou na Faculdade de Medicina.
Formou-se em 1844, nesse mesmo ano publicou A Moreninha, essa obra marca o início da ficção do romantismo brasileiro. Foi membro do Conselho Diretor da Instituição Pública da Corte (1866) e professor de História e Geografia do Brasil, no Colégio Dom Pedro II, ligado à família de Dom Pedro II e à família Imperial Brasileira foi preceptor e professor dos filhos da