CONTESTADO Historiografia e literatura (1980 – 2001)
Historiografia e literatura (1980 – 2001)
Lenoir Luis dos Santos
DILL, Teresa Machado da Silva. Contestado: historiografia e literatura (1980-2001).
Passo Fundo: UPF, 2004. 230 p.
O livro da autora Tereza Machado da Silva Dill, é fruto de sua dissertação de
Mestrado na área de História Regional como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em História. Desde os primeiros parágrafos a autora demonstra que o conteúdo do livro não conta a história do Contestado, ou seja, ele trata da forma em que vinte e seis autores em suas obras, trataram e/ou escreveram a história do Contestado.
A autora desenvolveu neste livro O Contestado: historiografia e literatura
(1980-2001), publicado no ano de 2004 pela Editora UPF, traz um estudo sobre as representações que diferentes autores relataram em suas obras sobre o Contestado.
Partindo do procedimento metodológico do historiador alemão Jorn Rusen, que institui cinco elementos da Matriz disciplinar do campo da história para nortear a pesquisa historiográfica, a autora utilizou cada elemento da Matriz disciplinar para constituir os capítulos do livro, cinco no total.
No primeiro capítulo, a autora explicita os interesses, as motivações, o lugar social e cultural dos autores, mostra que atualmente existe uma multiplicidade de temáticas e narrativas sobre a guerra do Contestado. O livro busca identificar os interesses, motivações dos autores e o modo como tratam o conhecimento da época.
Para isso contou com a elaboração de um quadro contendo informações sobre o autor, obra, ano de publicação e outros dados a fim de compreender a influência desses elementos na produção.
Conforme o quadro exposto, vemos a preocupação dos historiadores em rever os fatos sociais e culturais em contradição à modernidade. Em relação aos escritos sobre o
Contestado, constatamos que houve um processo de mudança, mas por outro lado, deparamos com obras que deixam claro o contexto social, cultural e teórico,