Estudo Dirigido Emile Durkheim
1) Durkheim é um dos pilares de estudo da sociologia moderna, criou teses e livros bem conceituados e utilizados até hoje, por isso é dito como um clássico da sociologia. Criou várias teorias, como a do fato social, solidariedade social e solidariedade orgânica.
2) O objeto de estudo da sociologia para Durkheim era o Fato Social que consiste nas maneiras de agir, pensar e sentir exercendo força em um indivíduo obrigando-o a se adaptar as regras sociais de onde vive.
3) Para ser considerado fato social deve ter três características;
Coercitividade: relacionada à força com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos, obrigando-os a cumpri-los.
Exterioridade: quando o indivíduo nasce, a sociedade já esta formada, seus padrões, leis e sistemas, cabe a ele aprender.
Generalidade: os fatos sociais são coletivos, eles existem para todos os indivíduos de uma sociedade e não apenas para um só.
4) Sansões Legais: Infringir as leis leva a uma penalidade. Ex: Multas, prisão.
Sansões Espontâneas: Uma conduta não adaptada a estrutura do meio ao qual pertence. Ex: estrutura familiar.
5) Sim, ela existe independente das vontades de um ou outro indivíduo, ela é coercitiva, pois possui suas normas, e é geral, existe para todos.
6) Para Durkheim a sociologia é uma ciência, por isso deve se manter neutra. O investigador deve tratar os fatos sociais como coisas exteriores, o sociólogo deve deixar de lado todos seus preconceitos, assim ele mantem a sua base científica.
7) A sociologia deve explicar a sociedade e encontrar soluções para resolver os dilemas da vida social.
8) São as crenças da maioria dos indivíduos de uma sociedade, formando um sistema de vida própria.
9) Sim. Ele considerava que todas as sociedades evoluíram de uma forma social mais simples, como átomos, todos justapostos e iguais.
10) Solidariedade mecânica: É característica das sociedades primitivas. Os indivíduos