Determinação do Fe
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA-CCT
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DETERMINAÇÃO DO Fe POR ESPECTROFOTOMETRIA COM KCNS
KLEILTON OLIVEIRA SANTOS
CAMPINA GRANDE
FEVEREIRO DE 2014
KLEILTON OLIVEIRA SANTOS
MAT: 101025238
Relatório apresentado ao Curso de Química Industrial da Universidade Estadual da Paraíba como requisito de avaliação do componente curricular de Química Analítica Experimental II.
Doutora: Prof. Maria Roberta
CAMPINA GRANDE
FEVEREIRO DE 2014
1 INTRODUÇÃO
Os métodos espectrofotométricos abrangem um grupo de métodos analíticos baseados na espectroscopia atômica e molecular. A espectrofotometria e os métodos espectrofotométricos se referem à medidas das intensidades de radiação, usando transdutores fotoelétricos ou outros dispositivos eletrônicos.
A espectrofotometria baseia-se, portanto, na absorção da radiação nos comprimentos de onda que corresponde a uma gama de comprimentos de onda que vai desde o ultravioleta ao infravermelho no espectro da radiação eletromagnética. O espectro visível está contido essencialmente na zona entre 400 e 800 nm. Um espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa solução. Usando um prisma o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda. Pode-se assim fazer passar através da amostra um feixe de luz monocromática (de um único comprimento de onda, ou quase). O espectrofotômetro permite-nos saber que quantidade de luz é absorvida a cada comprimento de onda.
A absorção da luz depende de dois princípios, o primeiro é que a absorção será tanto maior quanto mais concentrada for à solução por ela atravessada, e o segundo princípio baseia-se no fato de que a absorção da luz é tanto maior quanto maior for à distância percorrida pelo feixe luminoso através das amostras. Estes princípios são unidos por meio da