romance 1930
Nomes: Bianca Martins, Bruno Macedo, Guilherme Becker e Matheus Carvalho
Tema: Romances de 1930
Professora: Andrea
Matéria: Língua Portuguesa
Resumo: Mostra um pouco das características daquela época e seus autores também; o que está acontecendo em seu contexto histórico.
Palavras chave: Romances de 30, romances de 1930, Os ratos, A bagaceira, José Américo de Almeida, Dyonélio Machado, neo-realismo
Data: 04/08/2014
1 INTRODUÇÃO
Romance de 30 foi à denominação usada como referência a um conjunto de obras publicadas a partir de 1928 – ano da primeira edição de “A bagaceira”, de José Américo de Almeida. Deste grupo fazem parte Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, José Lins do Rego, Raquel de Queiroz, Jorge Amado e outros que produziram obras de ficção cujo tema era a vida agrária. Os autores do período foram classificados como romancistas de 30 ou neo-realistas. No desenvolver do trabalho será esclarecido o contexto histórico do projeto literário, além de pontuar as suas características e citá-las dentro de obras de alguns autores.
2 CONTEXTO HISTÓRICO
Além do período entre guerras, o mundo assiste o Terceiro Reich na Alemanha e à ascensão do socialismo na União Soviética. A Espanha vive uma fase de caos e horror com uma Guerra Civil, em 1936.
O escritor brasileiro, ao invés de pegar em armas, usa a ficção, a descrição e o romance como forma de denunciar as desigualdades e injustiças.
3 CARACTERÍSTICAS
A linearidade narrativa é explicita, assim também como a tipificação social, o olhar neo-realista, o seu tipo de linguagem regional, conteúdo sólido e fiel à realidade, a inovação do romance de 30 e seu enredo dinâmico com sua linguagem simples mostram grandes características dessa época.
Com a retomada de um olhar realista volta o interesse em estudar as relações sociais, a realidade das classes média e baixa do Brasil mostrando a sua vida rural, sua vida no sertão.
4 AUTORES
Podem-se observar algumas