Robo aquatico
A robótica está cada vez mais presente em nossas vidas. Em nossa casa, por exemplo, há diversos tipos de robôs como: geladeira, micro-ondas, computador, fogão, máquina de lavar e muitos outros, demonstrando assim a importância da robótica. Em muitas indústrias as máquinas substituíram pessoas, por conta da praticidade, agilidade e visando ao aumento da produção, porém, precisam de manutenção e não substituem as relações humanas, sendo assim, são eles quem depende de nós. Muitos dizem o contrário por existir os robôs autônomos que são capazes de exercer tarefas sem a necessidade de uma constante supervisão do homem, porém vale ressaltar que eles só são autônomos porque alguém os programou para ser. E nesse trabalho preferimos mostrar a importância da robótica aquática através dos Remotely Operated Vehicle(ROVs), um equipamento de baixo custo que se move e realiza tarefas ao nosso favor.
1.1 Motivação
A maior parte da superfície terrestre do planeta é coberta de água. Aproximadamente setenta por cento do planeta é coberto pelos oceanos. Entretanto, o nível tecnológico de exploração dos oceanos ainda é limitado.
Deve-se, ainda, destacar o fato que os oceanos abrigam inúmeras riquezas minerais, como ouro e diamante e combustíveis fosseis, principalmente o petróleo, no qual é de senso comum a importância para toda a humanidade, pois através do seu beneficiamento torna-se possível a produção de inúmeros produtos, tais como, combustíveis, plásticos e gás de cozinha, produtos nos quais a população tem bastante contato.
Visto a imensa dificuldade e periculosidade ao acesso em áreas de exploração submarina, a utilização de robôs móveis vem se tornando indispensável para realização desta tarefa, pois tais robôs conseguem suprir as limitações físicas dos seres humanos como a permanência em um ambiente subaquático e seu pequeno alcance de profundidade, além disso, possuem uma coleta de informação