Robotica
Robótica
Aplicações de Robôs em Sistemas Automatizados.
Nome: Karina
APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DE ROBÔS
Os robôs têm vindo a ser utilizados numa gama muito variada de aplicações industriais. As primeiras aplicações destinavam-se a automatizar operações de descarga de peças metálicas acabadas de vazar; as más condições do ambiente de trabalho para um operário (presença de fumos e calor intenso), a relativa simplicidade da operação e necessidade de flexibilidade levaram à escolha de uma solução robotizada. À medida que as capacidades dos sistemas robóticos se foram alargando e sofisticando, as aplicações diversificaram-se da simples operação de transporte a operações de montagem e de processos (soldadura, pintura, deposição de colas e vedantes, etc.).
Pode-se considerar que os robôs são utilizados em, fundamentalmente, dois tipos de situação: * condições de trabalho adversas para o ser humano: * temperaturas extremas * ruído excessivo * fumos e poeiras * meios radioactivos * meios aquáticos * meios espaciais * trabalhos repetitivos e monótonos * automação de diversas tarefas que se verifiquem ser técnica e economicamente viáveis
Há um elevado número de aplicações que se enquadram dentro destas situações. Para facilitar a sua análise e, atendendo a que cada tipo de aplicação de robôs industriais põe os seus problemas específicos, serão considerados quatro grupos distintos de aplicações: * operações de transporte de materiais * operações de processo * operações de montagem * operações de inspecção e teste
Robótica e sistemas automáticos de transporte e armazenagem fazem parte de um conjunto alargado de tecnologias adoptadas pelas mais variadas actividades industriais de produção e de distribuição.
Assim é reconhecido que um engenheiro mecânico, especializado na área da automação, deve estar familiarizado com estas tecnologias, as suas aplicações e seu modo de funcionamento.