Robótica
Anderson Felipe Rambo
Faculdade Antonio Meneghetti Andersonrambo1@gmail.com
Erlei Melgarejo
Faculdade Antonio Meneghetti melgarejo@ig.com.br
Resumo:
A robótica vem aumentando sua importância a cada ano, existe um programa que pode auxiliar o desenvolvimento do interesse nessa área desde a infância. Apesar da maioria das pessoas entender que esse tema é uma novidade veremos, neste trabalho, que vem de muito tempo atrás, sendo mais velha que a maioria das pessoas que á usam. Então o objetivo desta pesquisa é mostrar onde se originou, o que é, e como programar para a robótica com foco especial no Lego Mindstorms, onde todos, desde crianças até adultos, podem utilizar.
Palavras-chaves: Lego Mindstorms, programação, Robótica, educação.
Introdução:
Quando se trata da área de Robótica, devemos entender que é de grande importância o raciocínio logico e rápido. As empresas buscam profissionais capacitados e prontos pra entrar no mercado de trabalho, onde utilizarão esse raciocínio no dia a dia, sendo assim, é natural que procure-se, de alguma forma, oferecer ao jovem uma maneira de iniciar de forma interessante nessa área. Uma das ferramentas que podem ser utilizadas o Lego Mindstorms 2.0.
A área da robótica traz consigo uma grande variedade de possibilidades interessantes de desenvolvimento. Além da criação de robôs independentes, capazes de executar diversas funções, existe também a possibilidade de se criar uma interface de comunicação entre humano e robô. O uso de ferramentas para o serviço de controle remoto para robôs já vem sendo explorado há bastante
tempo. Segundo GUEDES e KERBER (2010) na área de automação industrial, por exemplo, algumas tarefas de manufatura de produtos exigem precisão mecânica, muitas vezes por questão de segurança, ao mesmo tempo em que requisitam o manuseio de um funcionário especialista.
Porem a robótica vai muito além do meio produtivo industrial, podendo ser