Africa apos a Copa
O dia 3 de julho de 2012 ficará gravado na memória dos torcedores alemães, quando sua seleção eliminou a Argentina com uma goleada de 4 a 0 em um jogo emocionante no estádio Green Point na Cidade do Cabo. A equipe alemã castigou impiedosamente o time de Lionel Messi diante de 64 mil espectadores em uma das mais belas arenas da Copa do Mundo da África do Sul.
Durante a Copa, a arena recebeu elogios de todas as partes do mundo, tanto por sua arquitetura quanto por sua localização, próxima ao oceano atlântico, com a Montanha da Mesa ao fundo. Após o torneio, a prefeitura local assumiu a administração do estádio, mudando seu nome para Estádio da Cidade do Cabo. A arena é utilizada principalmente pelo clube Ajax Cape Town, que disputa a Premier Soccer League (PSL), a primeira divisão do futebol sul-africano. A arena se encontra em uma localização privilegiada, junto ao mar e as montanhas. A arena se encontra em uma localização privilegiada, junto ao mar e as montanhas
O dirigente do Ajax, o alemão Max Grünewald, nota os efeitos positivos da Copa do Mundo de 2010 para a sua equipe. "É visível o aumento de público nas partidas", observa. A dúvida é se o maior número de espectadores se deve apenas ao efeito pós-copa, quando muitos não podiam comprar ingressos para as partidas, ou se esta seria de fato uma tendência.
Para Grünewald, trata-se de algo passageiro. A média de público atual é de apenas 9 mil espectadores. "Deve-se levar em conta que em jogos contra times grandes, como o Kaizer Chiefs, a lotação chega a 60 mil pessoas. Existem, porém, os jogos menores, com a presença de mais ou menos 500 torcedores, o que faz esse estádio grandioso parecer vazio", observa o dirigente.
O mesmo acontece com outros estádios da Copa. Os Kaizer Chiefs de Johanesburgo costumam jogar no Soccer