Trabalho de sociologia
Copa do Mundo da FIFA é considerada um dos maiores eventos esportivos do planeta, e em 20 de outubro de 2007 foi divulgada a definição do Brasil como país sede da edição de 2014 da Copa, colocando o país em uma posição de destaque na mídia internacional, o que foi reforçado pelo anúncio do sediamento das Olímpiadas de 2016 no Brasil. Para sediar eventos desta magnitude, várias ações e investimentos consideráveis estão sendo feitos em um curto período de tempo.
Para o Brasil, a Copa é uma oportunidade de dar um salto de modernização, bem como atrair investimentos e turistas para o país, mesmo no período pós-Copa. Uma breve análise da viabilidade e do possível sucesso da Copa do Mundo de 2014 perpassa por vários espaços temporais e áreas temáticas. Trata-se de uma análise do contexto, levando em conta aspectos econômicos, administrativos e jurídicos, o legado da Copa e o sucesso do evento em si.
Copa do Mundo no Brasil – 1950
A Copa do Mundo de 1950 foi realizada no Brasil e contou com a participação das seleções representantes dos seguintes países: Brasil, Iugoslávia. Suíça, México, Espanha, Inglaterra, Chile, Estados Unidos, Suécia, Itália, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Índia, Turquia e Escócia (os três últimos desistiram da competição). As cidades brasileiras que sediaram os jogos foram Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.
A escolha do Brasil para a disputa realizada em 1950 não foi por acaso. Naquela época, a Europa havia acabado de passar por duas Guerras Mundiais e estava em reconstrução. Com todos os países europeus sem condições, sem os recursos necessários para sediar uma Copa, a FIFA desistiu e optou pela realização da IV Copa do Mundo FIFA no Brasil. Com esta decisão, o governo brasileiro investiu na construção do estádio do Maracanã, que na época era considerado o maior do mundo.
Guerras
Guerra Fria:
“Confronto ideológico entre os