aptidao agricola
TEMA: Aptidão agrícola de diferentes áreas da propriedade.
LOCAL: Setor de Fruticultura
DATA: 05/08/2010
1) Ver abordagem realizada pelos professores da área de solos.
Agroecologia → planejamento, implantação e manejo de sistemas de produção baseados nos seguintes princípios agroecológicos:
Cultivo de espécies adaptadas às condições edafoclimáticas locais (zoneamento agroclimático);
Cultivo de variedades resistentes ou tolerantes às principais pragas de ocorrência local;
Cultivo em ambientes (a nível de propriedade) e épocas favoráveis às culturas;
Utilização racional de recursos locais;
Diversificação do ambiente de cultivo;
Cultivo mínimo do solo;
Ciclagem de nutrientes;
Nutrição equilibrada das plantas;
Exploração do mercado local.
OBS: Quanto melhor o ambiente (solo e clima) para o cultivo de uma determinada cultura, menor a necessidade de interferência humana, menor o custo de produção e melhor a qualidade do produto final.
2) Zona da Mata mineira → terreno montanhoso → vários microclimas e tipos de solos a nível de propriedade: - baixadas - encostas ligeiramente inclinadas (passíveis de mecanização) - encostas íngrimes (não mecanizadas)
- encostas com exposição norte e sul - chapadões (áreas planas nas partes altas da propriedade)
3) Qual a aptidão agrícola de cada uma dessas áreas? Ou melhor, quais as culturas (pastagens, culturas anuais, culturas perenes, olerícolas) mais indicadas para cada uma dessas áreas?
Baixadas com solos pesados (argilosos) com deficiência de drenagem: - pastagem para o período seco, olerícolas no período seco, plantas perenes tolerantes a um ligeiro encharcamento (goiabeira e mangueira), etc.
Baixadas com solos mais leves e sem problema de drenagem: - plantas de crescimento contínuo (bananeira, coqueiro, mamoeiro, etc), que necessitam de água e nutrientes durante todo o ano, mas que não suportam encharmento, mesmo que