Robótica
I. INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objeto apresentar a temática robótica bem como suas características, através de uma minuciosa revisão bibliográfica. Apresentaremos os conceitos sobre a robótica, a história do surgimento dos primeiros robôs, os tipos de robôs, suas classificações.
Sendo a robótica uma ciência que estuda a construção de robôs. Um robô nada mais é que um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou através de controle humano.
Podemos observar que a robótica nos dias atuais tem evoluído de forma bem peculiar, principalmente nas industriais onde os manipuladores robóticos são amplamente utilizados, devido sua eficácia, precisão e rapidez. Entretanto é necessário a realização de um estudo para que a aplicação dos robôs sejam feitas de forma adequada, pois sem um planejamento, tais robôs não passaram de um monte de ferros.
As contribuições que a robótica favorece as áreas de conhecimentos são muitos eficazes, uma vez que hoje são utilizados diversos tipos robôs: robôs de salvamento, robôs de reabilitação e fisioterapia, robôs domésticos, robôs educacionais, robôs cirurgiões, todos em constante evolução.
II. HISTÓRIA
A história do surgimento dos robôs tem uma relação muito forte com a evolução industrial. Iniciando-se no século XX.
Abaixo segue a ordem cronológica dos acontecimentos:
• 1922 Karel Capek introduziu a palavra “rabota” que tem por significado trabalhador, logo mais tarde
• em 1946 George Devol desenvolveu um tratamento magnetico, onde eckert e Mauchley a partir disso construiram o computador ENIAC;
• 1954 George desenvolve o primeiro robô programavel.
• Em 1962 é instalado pela GM o primeiro robô indutrial Unimation.
• No ano de 1968 é construido o robô inteligente Shakey. Figura I - Shakey
Fonte “http://www.ai.sri.com/shakey/images.ph”
• Em 1972 IBM desenvolveu um robô de coordenadas