Crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo de seguimento.
A partir da leitura do texto podemos observar varias conclusões das autoras com relacionamento aos aspectos do ambiente familiar e suas influências sobre a aprendizagem escolar.
1) Dificuldades de aprendizagem são vistas como uma condição de vulnerabilidade psicossocial. A criança com dificuldade na aprendizagem pode desenvolver sentimentos de baixa auto-estima e inferioridade. Dificuldades na aprendizagem escolar frequentemente são acompanhadas de déficits em habilidades sociais e problema emocionais ou de comportamento; essas associações se verificam,tanto quanto se empregam critérios mais restritivos de identificação das dificuldades de aprendizagem como em abordagens genéricas do insucesso escolar . Assim, essa condição quando persistente e associada a fatores de risco presente no ambiente familiar e social mais amplo, podem afetar negativamente o desenvolvimento do individuo e seu ajustamento em etapas subsequentes.
2) Um estudo de seguimento ,realizado em nosso meio , indicou que uma em cada cinco crianças referidas para atendimento psicológico em virtude de baixo rendimento escolar apresentou problemas sério de adaptação na adolescência, como envolvimento com drogas, incidentes criminais e conflitos intensos nos relacionamentos.
3) A dificuldade de relacionamento é uma variável que aumenta a vulnerabilidade do adolescente com problema na aprendizagem, dada a importância dos relacionamentos com os pares nessa fase de desenvolvimento. Por outro lado, a família e as relações parentais também afetam a vida dos adolescentes ,pois os sentimentos de apego, nessa fase, devem estar seguros para promover a competência social com os pares, ajustamento emocional, auto-estima e menor dependência do suporte externo. A forma como os pais encaram a paternidade e as práticas educativas que utilizam fazem parte deste processo, que sofrem a influência de diversas variáveis como características dos