Prática pesquisa educacional
TRABALHO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ATIVIDADE AVALIATIVA II
REGIANE ITABORAY RODRIGUES FLORES BELO HORIZONTE 2012
REGIANE ITABORAY RODRIGUES FLORES
CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE SEGUIMENTO
Trabalho apresentado á disciplina Psicologia da Educação, do Centro Universitário Uniseb Interativo , sob a orientação da professora: Dr. Patrícia Rossi Carraro, como requisito parcial para obtenção do diploma do curso de
Pedagogia.
BELO HORIZONTE 2012
INTRODUÇÃO
A família desempenha um papel importante na formação do indivíduo, pois permite e possibilita a constituição de sua essencialidade. É nela que o homem concebe suas raízes e torna-se um ser capaz de elaboração alargador de competências próprias. A família é, portanto, a primeira instituição social formadora da criança. Dela depende em grande parte a personalidade do adulto que a criança virá a ser. Na literatura encontramos várias referências quanto à importância do meio familiar no processo de aprendizagem da criança. Segundo as autoras1, a influência do ambiente familiar no aprendizado escolar é amplamente reconhecida. Sendo assim, este trabalho construiu-se através de pesquisas bibliográficas e apresentou como objetivo geral refletir e pesquisar a necessidade e a importância da relação escola-família, tendo as intervenções do psicopedagogo como elo, na busca de propiciar uma aprendizagem significativa na educação do aluno.
A
amostra deste estudo foi composta de 41 adolescentes (26 meninos), com média
de idade de treze anos e nove meses, e suas respectivas mães ou responsáveis. Esses adolescentes, quando crianças, haviam passado por avaliação e atendimento psicopedagógico de no mínimo seis meses, em uma clínica-escola de Psicologia, por dificuldade na aprendizagem escolar, e haviam recebido alta clínica há pelo menos dois anos (média três anos).
1
Luciana Carla dos Santos e Edna Maria