Economia
Alunas: Camilla da Souza Barros, Rayanne Alves e Vanessa da Silva Barros.
Curso: Ciências Contábeis 2° Período
Professor: Adonaldo Avelino
Trabalho: Noticia Econômica.
Tema: Taxa De Juros
Gurupi To 17/03/12
Copom reduz a taxa básica de juros para 9,75% ao ano
Com o corte, a taxa real de juros, que desconta a inflação, caiu para 4,2% ao ano. É baixa para padrões brasileiros, mas ainda é a mais alta do mundo.•.
Em linha com a promessa do governo de adotar medidas para reaquecer a economia, o Comitê de Política Monetária anunciou na noite desta quarta-feira (7) uma forte redução da taxa básica de juros.
Por cinco votos a dois, o Copom reduziu a taxa básica de juros para 9,75% ao ano. “Nesse contexto de economia fraca, baixa pressão inflacionária, muito dinheiro no mundo, o Banco Central decidiu testar os limites da taxa de juros e vai ser mais agressivo como mostrou na decisão de hoje”, fala o economista-chefe da Votorantim corretora, Roberto Padovani.
Com o corte, a taxa real de juros, que desconta a inflação, caiu para 4,2% ao ano. É baixa para os padrões brasileiros, mas ainda é a mais alta do mundo, num momento em que Europa e Estados Unidos, por exemplo, trabalham com taxas negativas. Mas por que os juros são tão altos no Brasil?
Economistas destacam três fatores: o histórico de hiperinflação criou a cultura da indexação. Luz, aluguel e muitas prestações ainda são corrigidas com base na inflação passada, gerando um circulo vicioso de reajuste de preços. Outro fator são os gastos do setor público.
Como o governo precisa de muito dinheiro emprestado, os investidores pedem juros altos para comprar os títulos públicos. O padrão de renda do brasileiro e os hábitos de consumo não favorecem a taxa de poupança no país, que está em 17% do PIB, muito baixa comparada a outros países.
“O dinheiro funciona mais ou menos como qualquer produto, quanto mais dinheiro você tem disponível, mais