Caso concreto
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTAO AMBIENTAL
Cartografia
Cartografia: Definições
Com a Cartografia nós somos capazes de documentar o conhecimento sobre a superfície terrestre. Este conhecimento engloba todos os elementos, conceitos ou fenômenos cujas localizações em relação à superfície terrestre é conhecida. O que é, então, Cartografia? A Associação Cartográfica Internacional (International Cartographic Association – ICA apresentou a definição de Cartografia, em sua publicação Multilingual Dictionary of Techinal Terms in Cartography (MEYNEN apud DENT, 1999, p.4 )
Cartografia engloba as atividades sequentes ao levantamento e processamento das informações sobre a superfície terrestre, sendo estas atividades desempenhadas nos trabalhos referentes à Geodésia, à Fotogrametria, ao Sensoriamento Remoto. Os produtos gerados pela Cartografia e provavelmente os mais comumente encontrados são os mapas e as cartas. Talvez porque sejam os mais utilizados e portanto os mais úteis.
Projeto de Símbolos
Ao compararmos uma fotografia aérea com um mapa de uma mesma região podemos perceber as diferenças entre ambos estes produtos. Estas diferenças nos indicam importantes características dos mapas. Os dois produtos são imagens gráficas bidimensionais (ou planas), em escala, de elementos relacionados à superfície terrestre.
Estes elementos, que podem ser objetos, fatos ou conceitos, em Cartografia são denominados de feições. Porém nos mapas as localizações geográficas são conhecidas, pois as feições são graficamente representadas de acordo com uma projeção cartográfica.
Os símbolos cartográficos aumentam o nível informativo dos mapas, e nos possibilitam conhecer diversas características de qualquer lugar do mundo, sem precisarmos visitar estes locais. Isto porque com uma simbologia adequada, os mapas nos informam sobre a localização e as características das feições representadas. Para cada mapa a ser construído é definida uma