Pratica de Pesquisa Educacional
Atividade Avaliativa – Disciplina: Pratica de Pesquisa Educacional
Liliane Ramos Nogueira
Planaltina Goiás
2013
Dificuldade de Aprendizagem
As dificuldades de aprendizagem e um dos pontos que se apresentam quando a criança ingressa no ensino formal, pois essa dificuldade e vista como uma variável que pode desenvolver uma baixa autoestima.
Por outro lado a família e as relações parentais também afetam a vida dos adolescentes e das crianças pois o apego nesta fase deve estar seguro e confiável para promover a competência social com os pares melhorando o emocional e a autoestima.
A forma como os pais encaram a paternidade e as práticas educativas que eles utilizam faz parte deste processo, em que o adolescente ou a criança sofrem com as diversas características dos pais, contexto sociais expectativas dos pais e historias previas. Ao passar dos anos de escolaridade os pais passam a monitora-los assim o desenvolvimento adequado promove não só o envolvimento dos filhos mas também um melhor rendimento escolar e uma melhor aprendizagem em nível do autoestima
Em outros casos pais que não se envolvem e não se engajam com o monitoramento escolar dos filhos cobram excessivamente assim gerando um baixo nível de motivação, assim tendo uma baixa iniciativa em sala de aula. A diferença influencia no risco de desajuste social-emocional e acadêmico dos adolescentes, pois parece difícil uma relação direta em um problema de desajuste especifico.
Uma variável merece uma atenção especial, é relacionada as dificuldades de relacionamento de pais e filhos e a busca de companheirismo que nem sempre são adequadas. Dificuldades vivenciadas posteriores de adaptação sinalizam adversidades familiares e problemas pessoais; nestes casos um é recomendado um acompanhamento de psicopedagogos ou até mesmo psicólogos da família.