A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber.
641 palavras
3 páginas
Bernard Charlot possui doutorado em Educação ("doctorat d'État", equivalente a Livre-docência) - Université de Paris X, Nanterre (1985). Atualmente é Professor Visitante Nacional Sênior (bolsa CAPES) na Universidade Federal de Sergipe (campus de Laranjeiras, Núcleos de Dança e Teatro) e, na UFS, membro dos cursos de Pós-Graduação em Educação (NPGED) e em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA). É também Professor Titular Emérito da Universidade Paris 8 e Professor Afiliado da Universidade do Porto, Portugal. Na UFS, líder do Grupo de pesquisa CNPq Arte, Diversidade e Contemporaneidade (ARDICO) e membro do Grupo de pesquisa CNPq Educação e Contemporaneidade (EDUCON). Principal tema de pesquisa nos últimos anos: a relação dos alunos com o saber e a escola. Publicou também sobre Globalização e Educação. Vinte livros e numerosos artigos, publicados ou traduzidos em 17 países. Já orientou muitos mestrados, doutorados e supervisou vários pós-doutorados (na França e no Brasil). O artigo do autor esta dividido em quatro partes e discorre sobre a identidade da pedagogia como disciplina na elaboração de pesquisas e trabalhos científicos, discute a problemática nos trabalhos e pesquisas, falando sobre a educação como um todo e como se comportar na realização da pesquisa científica sendo humilde, direto e objetivo. Ele faz uma crítica que quando alguém se dispõe a fazer uma pesquisa científica é sempre sobre algo que já sabemos, ou seja, que já foi feito anteriormente por outra pessoa.
Piaget, Vygotsky, não estudarão a educação, cada um defendia suas teses a partir de estudos sobre o ser humano nenhum deles fez uma pesquisa direcionada a educação, mas mesmo assim muitos professores e educadores partem de seus estudos para dizer que estão estudando seus alunos.
Não existe um saber real sobre a educação sem ter uma pesquisa direcionada a ela. A psicologia, a sociologia fala sobre a educação, mas não a estudam profundamente apenas tiram algumas referências relacionadas a