riscos
Período Letivo: 2014_1
Curso:
Serviço Social
Série: 3ª
Disciplina:
Psicologia e Serviço Social I
Carga horária:
80
Ementa
Introdução à Psicologia Social. A construção do sujeito nas relações sociais em seus diferentes contextos grupais e institucionais. Análise psicossocial e ética da desigualdade social. A construção da subjetividade diante dos processos de exclusão social; liderança, discriminação social, percepção social, linguagem, motivação, atração interpessoal, atitudes, mudança de atitudes, criatividade. Algumas das recentes contribuições da psicologia social brasileira. Objetivos
Compreender a perspectiva da psicologia social, visando romper com a dicotomia social e individual. Entender os processos de formação de subjetividade a partir de uma contextualização histórico-cultural. Identificar os aspectos psicossociais e éticos da desigualdade social.
Conteúdo Programático
História da psicologia social no Brasil e no mundo. Epistemologia e psicologia social. Ética e psicologia social.
Indivíduo, cultura e sociedade. Pesquisa em psicologia social. Ideologia e psicologia social. Representações sociais. Linguagem. Conhecimento. Comunicação. Identidade. Subjetividade. Gênero. Processo grupal. Psicologia política. Psicologia social e escola, trabalho e comunidade.
Procedimentos Metodológicos Indicados
Teleaulas e Videoaulas (horário de transmissão ao vivo e das atividades presenciais), interação via web e atividades a distância.
Sistema de Avaliação
Prova Escrita de 0 a 6 pontos
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) 0 a 4 pontos
Bibliografia Básica Padrão
01
JACQUES, Maria da Graça. Psicologia Social Contemporânea. 20ª ed. São Paulo: Vozes, 2012. (Livro
Principal)
02
LANES, S. T. M.; CODO. W. (Org.). Psicologia social: o homem em movimento. 5.ed. São Paulo:
Brasilense, 2004.
03
MAYORGA, C. Psicologia Social: sobre igualdades e enfrentamentos. Ed.