Fabricação de detergente
Professora: Maria Stela Curtolo
Larissa Maia – 21
Maiara Lozano – 27 Mariane Gregório – 28
Rafaela Dorta - 29
Introdução
Os detergentes (por vezes também chamados de lava-louças) são substâncias (também conhecidas como surfactantes) que têm a propriedade química de dissolver a sujeira ou as impurezas de um objeto sem corrosão, ou seja, são produtos que limpam quimicamente.
O detergente foi o maior sucesso comercial da química do século XX. Representam 85% do consumo mundial de matérias de limpeza, juntamente com os sabões. A primeira versão de detergentes surgiu na Primeira Guerra Mundial, na Europa. Eles eram derivados de gorduras animais (sebo) e vegetais (óleo de coco). Os detergentes foram usados pela primeira vez em lavagens da indústria têxtil. Como eles se mostraram eficientes, passaram a ser empregados na limpeza doméstica e na fabricação de xampus.
Na prática diária se entende como detergente apenas as substâncias como sabões e similares, que dissolvem as gorduras ou matérias orgânicas devido à propriedade de suas moléculas possuírem uma parte hidrófila (que atrai moléculas de água) e uma parte lipófila (que é hidrófoba). Esta propriedade é obtida ao oxidar um ácido graxo de cadeia longa como, por exemplo, palmítico, esteárico ou oleico com uma base alcalina, frequentemente de sódio ou cálcio.
Objetivo
Aprender o processo de fabricação do detergente, conhecer suas propriedades e suas funções.
Materiais
Béquer
Proveta 1L
Balde
Espátula
Funil
Copo Ford
Bastão de vidro
Balança
Pisseta
Fita de medir pH
Galão 5L
Reagentes
Base para detergente:
-Linear alquibenzeno sulfonato, hidróxido de sódio, trietanolamina, polidietanolamida de acido graxo de coco,lauril éter de sulfonato de sódio, sulfato de magnésio, hidroxietil celulose,EDTA tetrassodico, 5-cloro-2metil-isotiazolin-3-one, 2-metil-4-isotiazolin-3-onde, água.
Formol:
- conservante e bactericida