A importância de uma ideia
18/Maio | 2010 13:50 - Postado por Guilherme Lima
Comentários (0)
A forma como uma ideia é executada é quase tão importante quanto a própria ideia em si. Reduntante e até sem sentido não?
Pois então, em primeiro lugar imagine que você tenha pensado em desenvolver algo inovador (leia-se: Que ninguém fez antes de você), um software, um serviço, ou os dois. Uma ideia nota 10. Para isso você encontra um “belo time” entre seus amigos e monta uma equipe nota 7, seu conhecimento é nota 5, sua vontade de ganhar dinheiro é nota 10 mas a de investir é 2. Bom até agora sua média é 6,8. Vamos arredondar para 7, e ainda nem começamos o desenvolvimento, a execução, ainda estamos na ideia.
Segundo: para pular a questão da escolha do modelo de negócios, vou falar de forma mais genérica como acontece na maioria das vezes a execução:
Em primeiro lugar vem sempre a frente de geração de receita. O que é correto visto que o objetivo de uma startup como o de qualquer empresa é ser lucrativa. Porém muitas vezes o que engloba essa vertente lucrativa é menosprezado, questões “básicas” como layout, interação, navegabilidade e principalmente as funcionalidades secundárias são deixadas de lado. Resumindo tudo acontece mais ou menos da seguinte forma, voltando as notas:
Frente de geração de receitas: 10
Funcionalidades complementares: 8
Segurança: 5
Interface: 5
Escalabilidade: 5
Estabilidade do sistema: Pra quê é isso mesmo?
Como pôde ver, a media chega perto de 7 para um universo onde 9 é aceitável e 8 já é um risco. Por isso que a execução é o fator importante, já a ideia só leva o nome.
Por exemplo, esta semana acessei um site onde o sistema da Coming Soon Page era terceirizado, em outro o login era terceirizado (Não, não estou falando de OAuth) em um terceiro nada era terceirizado, legal, mas as fotos dos perfis não são redimensionadas proporcionalmente, se você não quiser ter sua imagem distorcida faz o upload de uma