Guerra de Canudos
O filme “A Guerra de Canudos”, dirigido por Sérgio Rezende e produzido por Mariza Leão, é uma superprodução brasileira filmada na região onde se passaram os fatos. Foi lançado em 1997, 100 anos após essa guerra, que causou a destruição do povoado.
Época e local dos acontecimentos: Aconteceu entre 7 de Novembro de 1896 e 5 de Outubro de 1897 (10 meses) no Interior do Sertão Baiano.
Período da História do Brasil a que corresponde e quem governava o país na época: Primeira República (1890-1930), quem governava o Brasil era Prudente de Morais.
Condições de vida e problemas enfrentados pela população do sertão nordestino na época e o que faziam para sobreviver: O clima seco castigava severamente a região, danificando o plantio de alimentos, secando os diques e matando os animais que não resistiam à falta de água. Os sertanejos também tentavam sobreviver, mas a cada ano milhares morriam de fome e sede. No arraial de Canudos, os famintos eram alimentados e trabalhavam para sua própria subsistência. Os moradores negociavam com comerciantes e propriedades vizinhas.
Quem tomava as decisões nas famílias do sertão nordestino: O homem
Segundo uma personagem do filme, o fotógrafo e jornalista Pedro Martins, quem era considerado cidadão naquela época: Apenas quem era alfabetizado e tinha dinheiro era considerado cidadão.
Quem era Antônio Conselheiro e quais eram suas ideias: Antônio Conselheiro era o líder espiritual e fundador do Arraial de Canudos. Ele acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos. Com estas ideias em mente, ele conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam que seu líder realmente poderia libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam.
Quando, como, onde e por quem foi fundado o povoado de Belo Monte ou ‘Arraial de Canudos’: Foi fundada em