Rio paraiba do sul
NOME DO CURSO
MAURILIO LUIZ DE FRANÇA
PROJETO AMBIENTAL
A LUTA DE AMBIENTALISTAS EM DEFESA DA SUSTENTABILIDADE DO RIO TIETÊ
Taubaté
17/09/2009
UNOPAR- Universidade do Norte do Paraná
A luta de Ambientalistas em Defesa da Sustentabilidade do Rio Tietê
Trabalho realizado pelo aluno Maurílio Luiz de França
Taubaté – SP
2009
1- ANÁLISE CONTEXTO
1.1- Contexto: Bacia Hidrográfica do Rio Tietê
O rio Tietê (caudal, volumoso em Tupi) é um rio brasileiro do estado de São Paulo. É famoso nacionalmente por atravessar, em seus 1.150 km, o estado de São Paulo e a capital paulista.
Nasce em Salesópolis, na serra do Mar , a 1.120 metros de altitude. Apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpas da Serra do Mar obrigam-no a caminhar sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá no rio Paraná, no município de Três Lagoas, cerca de 50 quilômetros a jusante da cidade de Pereira Barreto.
O nome Tietê foi registrado pela primeira vez em um mapa no ano de 1748 no Mapa D'Anvile e, em tupi, significa "rio verdadeiro", ou "águas verdadeiras".
O Tietê cruza a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.136 quilômetros ao longo de todo o interior do estado, até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.
No município de São Paulo, é margeado pela via expressa Marginal Tietê, que junto com a Marginal Pinheiros, compõe o principal sistema viário da cidade, estima-se que 2.000.000 de veículos passem por uma das duas marginais diariamente, esse dado foi fornecido pela CET - Companhia de Engenharia de Tráfego.
Ao longo do rio Tietê foram construídas muitas barragens com o intuito de se aproveitar o potencial hidrelétrico. Entre estas podem-se citar: Barragem de Barra Bonita
• A Barragem da Usina Parque de Salesópolis, em Salesópolis.
• A Barragem Edgard de