Mobilização e educação ambiental na bacia do rio paraiba do sul
Aluno: Regiane Cristina Ferreira de Araújo Melo RA 1039127
Projeto Social
_____________________________________________________________________
I - NOME DO PROJETO: Mobilização e Educação Ambiental na Bacia do Piabanha – CEIVAP- Comitê para Integração da Bacia do Rio Paraiba do Sul.
II - INTRODUÇÃO
A Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha localiza-se na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Limita-se ao Norte pelas bacias dos rios pertencentes ao médio curso do Paraiba do Sul, a leste pelas bacias dos rios Negro, Grande e Dois Rios, ao Sul pela bacia do rio Guapimirim-macacu, bacia do Rio Roncador, as bacias dos Rios Estrela, Inhomirim e Saracuruna e a bacia do Ro Santana, e a oeste pelas bacias do Curso médio superior do Rio Paraiba do Sul e Bacia do Rio Preto.
Esta bacia ocupa uma área de 3.118,5 km², segundo dados da CIDE e abriga uma população de 570.112 habitantes, de acordo com o IBGE.
Este projeto pretende facilitar a gestão dos recursos hídricos principalmente no que se refere à atuação do Comitê da Bacia do Piabanha, promovendo a conscientização e mobilização dos cidadãos em relação à importância da preservação e recuperação dos recursos hídricos através do envolvimento da sociedade como um todo.
É nosso entendimento que a mudança do enfoque sobre as relações homem-ambiente, por parte das comunidades residentes na região, é o ponto de partida para a implementação das ações previstas para a implantação dos planos de bacia. Trata-se de envolver a comunidade numa nova abordagem de interação como o ambiente, através do conhecimento de princípios básicos de ecologia, e das relações causais de agressões na forma atual de apropriação de espaço.
Área de abrangência do projeto compreenderá os sete municípios da bacia do Piabanha: Petrópolis, Teresópolis, São José do vale do Rio Preto, Paraiba do Sul, Areal, Três Rios e Paty Alferes.
O tempo de duração será de 10 meses. O projeto será realizado em duas