Rio paraíba do sul
R: Leda Maria da Silva. 2. Quantos anos a senhora tem?
R: Tenho 81 anos.
3. Onde a senhora nasceu?
R: Nasci em Lorena, SP.
4. Quando criança, onde a senhora morava?
R: Quando eu tinha 13 anos minha mãe morreu, então meu pai nos trouxe pra Itatiaia. Ele veio trabalhar na fazenda dos “Cotrim”. Depois nos mudamos pra Resende. 5. Onde o senhora gostava de brincar?
R: Brincávamos na mata, aqui tinha muita goiabeira, pegávamos para fazer doce no tacho, e tomávamos banho no rio Paraíba. 6. Como eram as condições desse rio naquela época? R. A água era clara, o rio era navegável, era mais largo e tinha mais água...Em Resende, lembro que o Paraíba ia até perto da rodoviária...Eles aterraram aquela parte até a ponte de ferro, e foram aterrando e o Paraíba no centro de Resende ficou mais estreito... Tinha muito peixe, era a nossa praia no verão. As famílias tinham hábito de sair da igreja no domingo e fazer piquenique e tomar banho no Paraíba.
ENTREVISTA SOBRE COMO ERA O RIO PARAÍBA DO SUL E SEUS AFLUENTES A 50 ANOS ATRÁS. 1. Qual é o seu nome? R: Antônio Casemiro. 2. Quantos anos o senhor tem?
R: Tenho 74 anos.
3. Onde o senhor nasceu?
R: Aqui mesmo em Resende, na Santa Casa.
4. Quando criança, onde o senhor morava?
R: Morava com os meus pais num antigo casarão, onde hoje fica o restaurante popular.
5. Onde o senhor gostava de brincar?
R: Eu e a molecada gostávamos de nadar no rio Alambari, que fica bem pertinho da nossa antiga casa.
6. Sabemos que o rio Alambari é um rio afluente do Paraíba do sul, como eram as condições desse rio naquela época?
R: A água era clarinha, clarinha, tinha peixe e tudo... Eu e a molecada tirávamos a roupa deixávamos na margem e íamos cair na água.... Minha mãe não gostava não, porque a água era