Rio paraíba do sul
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL
MAURILIO LUIZ DE FRANÇA
Rio Paraíba do Sul pede socorro
Taubaté
10/10/2009
Procurei por meio deste trabalho apresentar um diagnóstico ambiental deste trecho do Rio Paraíba do Sul. Abordei os problemas da região, a fauna aquática, os tipos de ocupação, as formas de recuperação e a Sustentabilidade do rio, que, segundo observei , está no limite da Poluição.
Infelizmente as pessoas não se conscientizam e continuam a degradar este rio que,tem uma extrema importância em diversas cidades por onde segue o seu curso(banha os estados de São Paulo ,Minas Gerais e Rio de Janeiro),possui uma área de 55400 quilômetros quadrados. A bacia do Paraíba do Sul drena uma das regiões mais desenvolvidas do país. A população total que vive próximo à bacia, segundo censo do IBGE de 2000, é de 5.246.066 habitantes, sendo que 87% da população vive em áreas urbanas, um dos fatores responsáveis pelo aumento da poluição Hídrica.
O Rio Paraíba do Sul recebe atualmente o esgoto da maioria dos municípios pelos quais passa. O rio possui um alto nível de poluentes, que apresentam riscos de danos genéticos e de câncer em organismos aquáticos e humanos. As áreas mais poluídas estão no trecho paulista.
Esta área observada está localizada na zona rural da cidade de Temembé,cidade paulista localizada à 133 quilômetros da Capital.
Este trecho do rio apresenta um enorme descaso da população ribeirinha que não colabora nem um pouco com o bem estar do rio e infelizmente acabam destruindo as margens do rio e constroem pequenos barracos e se instalam de forma inadequada ,sem qualquer condições de higiene e saúde e também não dispõem de água tratada , de tratamento de esgoto e coleta de lixo , que além de prejudicarem à própria saúde estão contribuindo para a degradação do Rio Paraíba do Sul ,pois por não disponibilizarem dos recursos que a Prefeitura