Bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul
ENSINO MÉDIO
JOÃO VITOR SANTANA DA SILVA
BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL -GEOGRAFIA
TURMA: 1101 – 1º ano
Petrópolis
Agosto de 2014
JOÃO VITOR SANTANA DA SILVA
TURMA: 1101 – 1º ano
BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL -GEOGRAFIA
Trabalho apresentado para o Ensino Médio no FREE CENTRO EDUCACIONAL para a disciplina de GEOGRAFIA.
Professor: FREDERICO HAACK
Petrópolis
Agosto de 2014
1. INTRODUÇÃO A bacia do Paraíba do Sul abrange uma área de 57.000 Km2, banhando os estados de São Paulo (23,7%), Minas Gerais (39,6%) e Rio de Janeiro (36,7%) onde deságua. O rio corre no sentido oeste - leste numa altitude média de 370m, seus afluentes originam-se das serras da Mantiqueira e do Mar.
2. O rio paraíba do sul O rio Paraíba do Sul é um importante rio da região Sudeste do Brasil. Sua nascente fica na Serra da Bocaina (estado de São Paulo) e sua foz no Oceano Atlântico (cidade de São João da Barra, Norte do estado do Rio de Janeiro). Ele é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna Dados importantes:
O rio Paraíba do Sul possui 1.120 km de extensão.
Sua vazão na foz é de, aproximadamente, 1.120 m³/s.
Passa pelo território de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Seus principais afluentes são: rio Jaguari, rio Paraibuna, Buquira, rio Piabanha, rio Pomba e o rio Muriaé.
Principal represa: Represa de Paraibuna (responsável pelo abastecimento de várias cidades do Vale do Paraíba e Estado do Rio de Janeiro).
3. utilização do rio paraíba do sul O grande potencial hídrico da bacia é utilizado para a geração de energia elétrica, abastecimento público, uso industrial e irrigação. Outros usos como pesca, lazer e turismo têm pouca expressão na bacia, embora exista grande potencial para seu desenvolvimento. O transporte fluvial é pouco desenvolvido, pois a bacia não