Região Hidrográfica do Atlântico Sul
Região Hidrográfica do Atlântico Sul
Em primeiro lugar, o que é uma Bacia Hidrográfica?
Bacia hidrográfica, também chamada de bacia de drenagem, é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é disponibilidade de água, pois o território nacional possui uma rede hidrográfica muito rica.
Conforme o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão responsável pelo planejamento e uso racional da água, o Brasil possui 12 grandes regiões hidrográficas.
Agora veremos um pouco sobre a Região Hidrográfica do Atlântico Sul.
A Bacia Atlântico Sul é uma dessas 12 regiões hidrográficas. Ela abrange porções dos territórios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 185,8 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 2% da área total do país.
Localização: se inicia ao norte, próximo à divisa dos estados de São Paulo e Paraná, e se estende até o arroio Chuí.
A região hidrográfica Atlântico Sul é formada por um conjunto de bacias independentes, vertendo para o litoral, de diversas dimensões espaciais e predominam rios de pequeno porte que correm diretamente para o Oceano Atlântico.
Principais rios
Região tem forte vocação para o turismo
A Região Hidrográfica Atlântico Sul destaca-se por abrigar um expressivo contingente populacional, pelo desenvolvimento econômico e por sua importância para o turismo.
A população da região está concentrada, principalmente, nas unidades hidrográficas Litoral de Santa Catarina e Guaíba.
Os indicadores de saneamento mostram que 80,6% da população são abastecidos por água, valor próximo à média nacional (81,5%). Todas as unidades hidrográficas da região apresentam um baixo nível de atendimento