10101
Para que as atitudes de um indivíduo sejam consideradas éticas, é necessário que estejam de acordo com o conjunto de valores imposto pela sociedade. Caso contrário, há o desvio de conduta, e este indivíduo estará sendo antiético.
Mas, mesmo a ética, que tem sua conceituação muito relacionada a regras, tem suas exceções, conflitos e relatividades, pois o que é considerado moralmente correto numa sociedade, pode ser condenado em outras. Por exemplo, é natural, em alguns países, que um homem tenha mais de uma esposa, algo inaceitável por grande parte das culturas.
Assim, o fato de ter uma conduta ética ou não, está também relacionado ao meio no qual o indivíduo está inserido.
A ética é uma importante fonte de direitos do homem. Ela condiciona-o a impor limites a si mesmo de modo contínuo, para que possa manter o equilíbrio necessário para a vida em sociedade. Portanto, pode conceituar-se a ética como a ciência que estuda a conduta dos seres humanos, analisando os meios que devem ser empregados para que a referida conduta revertase sempre em favor do homem.
1.2.2 Ética Profissional
O uso popular do termo ética tem diferentes significados. Um deles é a ética pessoal, que se refere aos princípios de conduta das pessoas em geral. Existe, também, a ética profissional, que serve como indicativo do conjunto de normas que baliza a conduta dos integrantes de determinadas profissões.
A sociedade tem suas normas, seus conceitos, seus valores e bens inestimáveis. Ela busca, em todos os seus profissionais, uma postura que se encaixe nesses conceitos como, por exemplo, as chamadas profissões regulamentadas que, no intuito de garantir a proteção destes bens e valores, oferece às profissões determinadas restrições. Um exemplo prático disso é o aviltamento de honorários, ou seja, um contador não pode cobrar um valor menor que de outro profissional pelo mesmo serviço