Bacia Hidrografica Atlantico Sul e Uruguai
Regiões Hidrográficas do Atlântico Sul e Uruguai.
A Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul é composta por três bacias secundárias que não possuem ligações entre si, embora todas deságuem no Oceano Atlântico. São três os trechos que compõem a bacia do Atlântico Sul: Atlântico Sul-Sudeste, Atlântico Norte-Nordeste e Atlântico Leste. A região hidrográfica do Atlântico Sul é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro.
A região hidrográfica do Atlântico Sul inicia-se próxima à divisa dos estados de São Paulo e do Paraná, estendendo-se até o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul. A área total da região é de 185.856 km², abrangendo terras de 451 municípios, dos quais se destacam Paranaguá, Joinville, Florianópolis, Rio Grande, Caxias do Sul, Pelotas e a Região Metropolitana de Porto Alegre. Na região hidrográfica Atlântico Sul é formada por um conjunto de bacias independentes, vertendo para o litoral, de diversas dimensões espaciais. A Região Hidrográfica do Uruguai tem grande importância para o País em função das atividades agroindustriais desenvolvidas e pelo seu potencial hidrelétrico. O rio Uruguai possui 2.200 quilômetros de extensão e se origina da confluência dos rios Pelotas e Canoas. Nesse trecho, o rio assume a direção Leste-Oeste, dividindo os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A bacia hidrográfica possui, em território brasileiro, 174.533km² de área, o equivalente a 2% do território nacional.
Em função das suas características hidrológicas e dos principais rios formadores, a área foi dividida em 13 unidades hidrográficas, sendo que quatro ficam no estado de Santa Catarina e nove no estado do Rio Grande do Sul. Cerca de 3,9 milhões de pessoas vivem na parte brasileira da região hidrográfica do Uruguai, com maior concentração nas unidades hidrográficas de Chapecó, Canoas, Ibicuí e Turvo.
A região possui um total de 384 municípios, dos quais merecem destaque Lages e