Bacias Hidrograficas
Bacia hidrográfica é uma área onde ocorre a drenagem da água das chuvas para um determinado curso de água (geralmente um rio). Com o terreno em declive, a água de diversas fontes (rios, ribeirões, córregos, etc) deságuam num determinado rio, formando assim uma bacia hidrográfica. Logo, uma bacia hidrográfica é formada por um rio principal (às vezes dois ou três) e um conjunto de afluentes que deságuam neste rio principal.
Bacias Hidrográficas
A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.
A história do homem sempre esteve muito ligada às bacias hidrográficas: a bacia do Rio Nilo foi o berço da civilização egípcia; os mesopotâmicos se abrigaram no valo dos Rios Tigre e Eufrates; os hebreus, na bacia do Rio Jordão; os chineses se desenvolveram as margens dos rios Yang – Tse e Huang Ho; os hindus, na planície dos Rios Indo e Ganges. E isso, apenas para citar os maiores exemplos.
Os principais elementos componentes das bacias hidrográficas são os divisores de água cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia, fundos de vale – áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações, sub-bacias – bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal, nascentes – local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água, áreas de descarga – locais onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão, recarga – local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático, e perfis hidrogeoquímicos
De acordo com a Resolução CNRH n.º32 de 15/10/03, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, o Brasil está dividido em regiões hidrográficas denominadas: região hidrográfica Amazônia região hidrográfica do Tocantins - Araguaia do Atlântico Nordeste Ocidental, do Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, do