bacias hidrograficas
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: HIDROLOGIA
PROFESSOR: LAUDELINO PEDROSA FILHO
Equipe: André Luiz Leite Santana - 10821090
Geórgia Fernanda Ferreira Cavalcante – 11011847
Ryan Cavalcante Azevedo - 10921087
BACIA HIDROGRÁFICA
João Pessoa, 22 de maio de 2014.
Bacia Hidrográfica
De acordo com a Rede das Águas, bacia hidrográfica é definida como
“um conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A ideia de bacia hidrográfica está associada à noção da existência de nascentes, divisores de águas e características dos cursos de água, principais e secundários, denominados afluentes e subafluentes. Uma bacia hidrográfica evidencia a hierarquização dos rios, ou seja, a organização natural por ordem de menor volume para os mais caudalosos, que vai das partes mais altas para as mais baixas.”.
Ainda sob a ótica da Rede das Águas, as bacias hidrográficas classificam-se quanto à importância: em principais, secundárias e terciárias; e quanto à localização: litorâneas ou interiores.
1. Área de drenagem
Tem-se como área de drenagem de uma bacia hidrográfica a área plana (projetada sobre o plano horizontal) limitada pelos divisores topográficos da bacia. A área de drenagem é um dado fundamental para definir a potencialidade hídrica de uma bacia hidrográfica, uma vez que a multiplicação dessa área pela altura da lâmina d’água precipitada define o volume recebido pela bacia. A área da bacia hidrográfica constituise, ainda, em elemento básico para o cálculo de outras características físicas da bacia.
Sua determinação é feita a partir de mapas topográficos, traçando um contorno da bacia, separando-a das bacias vizinhas.
A linha axial da bacia hidrográfica desse projeto é de 89 km, sendo assim, a área de drenagem é de, aproximadamente, 5.773,82 km²; conforme indicado na figura abaixo: Figura 01 – Área de