Plotino Um estudo das Enéadas: Enéadas 6
Assim como o cristianismo também Plotino fez uma distinção entre Deus e o humano, essa distinção feita por ele acabou levando varias pessoas a tacharem ele como panteísta cometendo assim um grave engano. Tendo ele feito essa distinção nos é apresentado idéias semelhantes com a usada pelos cristãos, sendo dito por ele que “o Uno não é idêntico aos entes dele dependentes”. Porem surge divergências entre Plotino e o cristianismo e uma delas é que Plotino considera a criação eterna e nisso ele segue o pensamento aristotélico, já para os cristãos a criação tem origem temporal (p.123, 124).
Outra grande semelhança de pensamento entre Plotino e o cristianismo é no que se referem à santíssima trindade, no pensamento de Plotino os princípios divino são produzidos pelo Uno, sendo que após a trindade ser revelada o mistério da santíssima trindade na é mais livre, mas uma pessoa depende da outra. O autor enfatiza porem que os princípios divinos das Enéadas de Plotino são revelados pela razão, e q o mistério trinitário revelado aos homens esta muito alem da capacidade intelectual e só e conhecido porque Deus o revelou.
Como passar do tempo Eusébio de Cesaréia, Teodoreto e Cirilo de Alexandria puseram Plotino em uma perspectiva trinitária, já Basílio de Cesaréia e Santo Agostinho discordam disso