fichamento de filosofia
1. Filosofia e religião
Um extraordinário florescimento religioso, também no mundo greco-romano, em decorrência do aparecimento do cristianismo e da rápida difusão das religiões orientais, os espíritos cultos dirigiram-se à religião à espera de uma solução para as questões ultimas relativas ao homem e ao universo.
Originaram-se em três correntes filosóficas principais: a primeira realiza uma síntese entre a filosofia grega e as religiões pagãs. Surgiram assim os três movimentos filosóficos-religiosos denominados platonismo judaico, platonismo cristão ou patrística e platonismo pagão ou neoplatonismo.
2. Fílon
Foi, com efeito, o primeiro a procurar efetuar uma síntese entre a Sagrada Escritura e a filosofia de Platão.
Na síntese filoniana, o universo apresenta uma estrutura piramidal. O vértice da pirâmide é ocupado por Deus. A parte superior da pirâmide é ocupada pelos seres espirituais, na seguinte ordem: Deus, Logos, Potencia, Idéias. A parte inferior da pirâmide é ocupada pelas coisas corpóreas. O homem encontra-se na zona limítrofe entre as duas partes.
3. Clemente de Alexandria
Teve o mérito de ter sido o primeiro pensador cristão a tentar em relação ao cristianismo o que Fílon fizera em relação ao judaísmo, isto é, uma síntese dos ensinamentos da revelação cristã com a filosofia grega. Na estrutura do seu universo religioso, qualquer sincretismo de elementos platônicos com elementos cristãos.
A filosofia não serviu só para predispor os gregos para a vinda de Cristo; a sua função propedêutica não se esgotou com o aparecimento da religião cristã. Além disso, ela é útil enquanto prepara o caminho para a doutrina régia por antonomásia; a seu modo ela torna o homem sábio, forma o seu caráter e o prepara para deixar-se compenetrar pela verdade, contanto que acolha a doutrina da divina Providencia.
Não é possível convencer os filósofos pagãos, mostrando-lhes a racionalidade das doutrinas cristãs.
4. Orígeneses
Segundo