FIchamento Filosofia
SUZANA BARON
PENSAR NÃO DÓI E É GRÁTIS
VIVENDO FILOSÓFICAMENTE
BRUSQUE UNIFEBE
2013
SUZANA BARON
PENSAR NÃO DÓI E É GRÁTIS
VIVENDO FILOSOFICAMENTE
Fichamento do livro PENSAR NÃO DÓI E É GRÁTIS – VIVENDO FILOSOFICAMENTE de Eugênio C. Ribeiro, a ser apresentado à disciplina de Filosofia no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.
Orientador: Prof. Eugênio Christi
BRUSQUE UNIFEBE
2013-11-12
1. “Você algum dia já parou pra pensar que a sua vida, desde o seu nascimento até hoje, é toda fundamentada em crenças? E que estas crenças, em sua grande maioria, foram herdadas dos outros, sofrendo quase nada de influência sua?” (p.17)
Comentário: Ao passarmos da fase de criança à jovem, algumas carências afloram, somos influenciados por algumas amizades e meios de comunicação, e assim, muitas vezes, aderimos ao consumismo. Nos tornamos estranho no ninho, um invasor se não nos adequarmos ao modo de vida do outro. É exatamente aqui onde a nossa autenticidade é deixada de lado e é seguida a do grupo. É as influências do meio agindo em nós.
2. Quando as atitudes mentais se enraízam assemelham-se a muros invisíveis que nos aprisionam no reino dos preconceitos.” (p.17)
Comentário: O preconceito citado é o da não aceitação daquele ser que não segue o modelo de regras que o consumismo exige. Onde ali não se leva em consideração o carácter do mesmo.
3. “[...] a estrutura do pensamento humano parece ser determinada da infância a juventude, por ideias e sentimentos que tivemos ou recebemos durante o processo de formação, principalmente pela influência de personalidades fortes que nos rodeiam.” (p.18)
Comentário: Atualmente, somos bombardeados cotidianamente pela mídia, que é um grande meio de comunicação, onde é transmitido, por exemplo, os padrões de beleza,