fichamento de filosofia
Curso de Biblioteconomia
Disciplina: Introdução a Filosofia
Professor: Eduardo Chagas
Aluno: Wanderson Vieira Silva
A CONSCIÊNCIA MÍTICA, O QUE É FILOSOFIA.
Fortaleza/2014
Wanderson Vieira Silva
A CONSCIÊNCIA MÍTICA, O QUE É FILOSOFIA.
Fichamento apresentado à disciplina Introdução à Filosofia do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará.
Fortaleza/2014
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria de Helena Pires. A Consciência Mítica. In: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993. Cap. 6. p. 54-59.
“Entre inúmeros relatos de índios habitantes das terras brasileiras, encontramos o da origem do dia e da noite: ao transportarem um coco, ouviram sair de dentro dele ruídos estranhos e não resistiram à tentação de abri-lo, apesar de recomendações contrárias. Deixaram escapulir então a escuridão da noite. Por piedade divina, a claridade lhes foi devolvida pela Aurora, mas com a determinação de que nunca mais haveria só claridade, como antes, mas alternância do dia e da noite” (pag.54).
“A leitura apressada, na busca do sentido do mito, pode nos levar a pensar que se trata apenas de uma maneira fantasiosa de explicar a realidade ainda não justificada pela razão” (pag.54).
“O mito não é exclusividade de povos primitivos, nem de civilizações nascentes, mas existe em todos os tempos e culturas como componente indissociável da maneira humana de compreender a realidade” (pag.54)
“O mito é, portanto uma intuição compreensiva da realidade, é uma forma espontânea de o homem situar-se no mundo” (pag.55).
“E as raízes do mito não se acham nas explicações exclusivamente racionais, mas realidade vivida, portanto pré-reflexiva, das emoções e da afetividade” (pag.55).
“Embora tenhamos ao mito enquanto forma de compreensão, a sua função não é, primordialmente,