Relatorio Mecanica dos solos
SUMÁRIO 6
1 LIMITE DE LIQUIDEZ 7
1.1 OBJETIVOS 7
1.2 APARELHO DE CASA GRANDE 7
1.3 PROCEDIMENTOS 7 1.4 TABELA 7
1.5 GRÁFICO 8
2 LIMITE DE PLASTICIDADE 8
2.1 OBJETIVOS 8
2.2 EQUIPAMENTOS 8
23 PROCEDIMENTOS 8 9
2.4 TABELA 9
3 ANEXOS 9
1 LIMITE DE LIQUIDEZ
O limite de liquidez é definido com o teor de umidade do solo com o qual uma ranhura nele feita requer 25 golpes para se fechar, numa concha. Diversas tentativas são realizadas, com o solo em diferentes umidades, anotando-se o número de golpes para fechar a ranhura, obtendo-se o limite pela interpolação dos resultados. Indica a passagem do estado plástico para o estado líquido.
1.1 OBJETIVOS
O objetivo do ensaio é determinar o limite de liquidez com o aparelho de Casa Grande.
1.2 APARELHO DE CASA GRANDE
Consiste em um prato de latão, em forme de concha, sobre um suporte de ebonite, por meio de um excêntrico imprime-se ao prato, repetidamente, quedas de altura de 1cm e intensidade constante. Com os valores obtidos, que seriam o número de golpes para fechar o sulco feito na amostra e as umidades correspondentes, traça-se uma linha de escoamento do material, na qual no intervalo compreendido entre 6 e 35 golpes, pode considerar-se como uma reta. Recomenda-se a determinação de, pelo menos, 5 pontos.
1.3 PROCEDIMENTOS
Em laboratório foi peneirado uma certa quantidade de solo na peneira 200( 0,074mm) , seco em temperatura ambiente. Foram realizados ensaios em 5 amostras, tomando uma das amostras, preparou-se uma mistura homogênea com água, colocou-se a massa de solo na concha do aparelho de Casa Grande, de modo que a seção mais profunda tivesse 1 cm, e com auxilio de um cinzal curvo, faz-se um sulco na massa de solo passando pelo meio da concha. Por último, movimenta-se a manivela de modo a promover dois golpes a cada segundo até que o sulco se feche em um comprimento de 1cm. O processo foi repetido para diferentes teores de umidade. Feito isso,