Relatorio de Mecanica dos Solos
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 PROCEDIMENTO TEÓRICO 5
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7
7 RESULTADOS....................................................................................................... 9
6 CONCLUSÕES 9
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A prática laboratorial, como complemento do ensino em sala de aula, auxilia o aluno na compreensão dos fenômenos atuantes na matéria, além de ajudar na elaboração de hipóteses e discussões em grupo. É no laboratório, então, que o aluno pode comprovar ou refutar suas hipóteses através da realização de experimentos. Faz-se necessário, portanto, a descrição desses experimentos em um relatório.
Assim, este documento tem o intuito de explicar de forma sucinta como se deram os experimentos realizados no laboratório de mecânica dos solos, bem como analisá-los dentro de um contexto de aulas teóricas e pesquisas bibliográficas. Este método de ensaio adotado pela PCR tem por base a norma NBR 7181 de Dezembro/84, da ABNT.
2 OBJETIVOS
O presente relatório visa relatar análises granulométricas do solo, com o objetivo de determinar o tamanho das partículas que compõem a amostra, os quais serão identificados na prática laboratorial e, por conseguinte descritos.
3 PROCEDIMENTO TEÓRICO
O ensaio de granulometria é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada.
Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc.
A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário.
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Em um laboratório de mecânica dos solos, foram realizados alguns experimentos para a determinação e identificação da