Relatório Mecânica dos solos
IAGO JOSÉ BARRADAS DOS SANTOS
RELATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS.
DETERMINAÇÃO DE TEOR DE UMIDADE.
Palmas – TO
2014
FRED MOREIRA NASCENTE
IAGO JOSÉ BARRADAS DOS SANTOS
RELATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS.
DETERMINAÇÃO DE TEOR DE UMIDADE.
Relatório de aula em laboratório realizado na disciplina de Mecânica dos Solos, do curso de Engenharia de Minas do Ceulp/Ulbra – Centro Universitário Luterano de Palmas.
Professor: MSc. Jacqueline Henrique
Palmas – TO
2014
1 INTRODUÇÃO
Este relatório é apresentado como parte da avaliação curricular na disciplina de Mecânica dos Solos, ministrada no primeiro semestre de 2014 do curso de engenharia de minas.
Aborda as atividades realizadas no laboratório de solos, que foram divididas em duas partes, e cujo objeto de estudo foi a determinação do teor de umidade em solos diversos por três métodos, os quais foram: speedy test, método da estufa e método do fogareiro, para a primeira parte. E, a segunda parte das atividades, que será apresentada como apêndice deste trabalho, foram apresentados os materiais utilizados nos ensaios de preparação de amostras para caracterização e compactação; de granulometria do solo; de determinação da massa específica relativa dos grãos; de determinação dos limites de liquidez e plasticidade; e de compactação de solo. Na aula, foram abordadas todas as características, equipamentos e metodologias utilizados em cada ensaio para a determinação dos índices físicos do solo, com suas respectivas normas regulamentadoras (NBR).
De acordo com Braja (2011), a mecânica dos solos teve sua origem na primeira metade do século XVIII, com ênfase na área da engenharia geotécnica, quando engenheiros e cientistas depararam-se com problemas relacionados à fundação de construções. Com isso, o espaço de tempo para o desenvolvimento da mecânica dos solos está compreendido entre 1700 e 1927, sendo: