engenharia de produção
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA DE CONFIABILIDADE DE COMPONENTES E SISTEMAS
COMPORTAMENTO DE FALHAS DE UM COMPONENTE
São Leopoldo, 2014
1. INTRODUÇÃO
1.1. Considerações iniciais
Com o crescente avanço da indústria atual, a demanda por produtos entregues em um prazo de tempo cada vez menor têm aumentado significativamente nos últimos anos, obrigando as empresas a investirem grande capital em modelos de produção confiáveis, eliminando assim, as possíveis falhas existentes em seus processos produtivos, e consequentemente diminuindo seus índices de desperdícios. A fim de se tornarem mais competitivas no mercado, muitas indústrias adotaram o sistema de produção enxuta, também conhecida como Just In Time. Esse modelo de produção pode eliminar em grande parte a necessidade de uma empresa possuir estoques, obrigando que seus fornecedores estejam aptos a cada vez mais garantir que suas entregas sejam feitas no tempo certo, a custo acessível, nas quantidades solicitadas, e principalmente, dentro das conformidades pré-determinadas. Esses são fatores essenciais para garantir o crescimento de uma empresa, motivo também pelo qual se adotam os estudos de confiabilidade de componentes e sistemas.
Segundo Lewis (1996), a confiabilidade de um produto pode ser definida como “a probabilidade de um sistema ou item desempenhar satisfatoriamente a função requerida, sob condições de operação estabelecidas, por um período de tempo pré-determinado”. A preocupação com a confiabilidade de componentes e sistemas é uma necessidade da indústria atual.
1.2. Objetivos
O objetivo do presente trabalho consiste na estimação de um modelo estatístico e probabilístico, que apresenta um comportamento de falhas em um determinado componente pertencente a um determinado sistema, empregado em uma indústria metalúrgica de grande porte. Também é objetivo deste trabalho, promover as análises a partir do modelo