Bacia do Rio Paraíba do sul
As bacias hidrográficas são denominadas por um acúmulo de terras, que surgem através de desníveis, relevo nos terrenos, guiando o percurso da água do ponto mais alto para o ponto mais baixo. Assim a água dos rios menores desaguam para os rios maiores. Umas das bacias hidrográficas à ser estudada, é a do Rio Paraíba do Sul.
A Bacia do rio Paraíba do Sul está localizada na região sudeste do Brasil, onde se encontra os mais altos níveis de altitudes de 2.000 m, entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Tendo como rio principal o, Paraíba do Sul.
Dados Geográficos:
Extensão: 300.000 km2
Área de drenagem: 55.400 km2
Abrangência: 180 municípios
Abrangência (km): 62.074 km2
A Bacia do Rio Paraíba do Sul, está localizado em uma das regiões mais habitadas e industrializadas do Brasil. Abrange os seguintes locais:
Vale do Paraíba (13.500 km2)
Zona da Mata Mineira (20.900 km2)
E quase a metade do estado do Rio de Janeiro (21.000 km2)
A bacia se caracteriza por suas atividades industriais e turísticas. Possui um grande potencial para a geração de energia elétrica, abastecimentos em geral e irrigação. E se destaca também no turismo, lazer e pesca.
Principais afluentes:
Jaguari
Buquira
Paraibuna
Piabanha
Pomba
Muriaé
Alguns trabalhos de comunicação social e ambiental são realizados, no intuito de mobilizar a sociedade quanto aos cuidados com o rio. Em tempos de clima seco, com poucas chuvas, o nível da água diminui, tornando preocupante o estado dele, por conta do elevado custo para tratamento das águas. Outro grande problema, enfrentado pela bacia é o aumento nos níveis de poluição das águas. Decorrente dos escoamentos de esgotos domésticos e industriais. O desenvolvimento desse trabalho é realizado pelo Comitê de Bacia e também pela Agência de Bacia do Paraíba do Sul – AGEVAP.
Referências
“Caminho das águas”. http://www.caminhoaguas.org.br Consultado em 29/08/2014.
“Rio Paraíba do Sul”.