Ricardo Feltre - Química 1
Os 5 “S” são as iniciais de cinco palavras japonesas (Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), que estão intimamente relacionados com wa (harmonia).
Os cinco conceitos são:
1º S – SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO.
Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.
2º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO
Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.
3º S - SEISO - SENSO DE LIMPEZA
Manter um ambiente sempre limpa, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.
4º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE
Manter um ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e higiene.
5º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTODISCIPLINA
Fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s's num modo de vida.
O Programa 5S é uma ferramenta associada à filosofia de qualidade, que auxilia na criação de condições necessárias, para implantação de projetos de melhoria contínua. Não é o único instrumento que certifica qualidade na organização, mas é um sistema que estabelece, mobiliza e transforma pessoas e organizações.
Surgiu nas décadas de 50 e 60 no Japão, posteriormente a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a crise de competitividade.
Aplica-se em várias organizações, desde pequenas empresas até as grandes corporações. Toda a implementação do 5S visa a melhorar a produtividade e o desempenho. Sua aplicação no princípio da qualidade acomoda uma transformação positiva em toda a organização, garantindo efeitos imediatamente tangíveis. A dimensão da empresa e a capacitação de seus colaboradores são variáveis estimáveis para a implantação dos 5S. A metodologia de implantação do programa 5S pode ser alterada para situações diferentes. A dimensão da empresa e a situação dos funcionários para com o seu trabalho são inconstantes estimáveis para a implantação do método.