Relatorio quimica
Quando uma reação química atinge o equilíbrio ela tem a tendência de permanecer assim indefinidamente, desde que não haja perturbação externa. No estado inicial a água, por exemplo, está em equilíbrio; adicionando-se uma nova porção de água, o equilíbrio inicial é perturbado; após esse desequilíbrio momentâneo, a água se desloca e atinge um novo estado de equilíbrio, em um nível final mais alto que o inicial. Nas reações químicas acontecem fatos semelhantes. Toda reação reversível tende para um estado de equilíbrio. Atingido o equilíbrio, as velocidades das reações direta e inversa permanecem iguais; em consequência, a reação química fica como se tivesse parado e as quantidades de reagentes e produtos não mais se alteram. É muito importante aprendermos como seria possível perturbar um equilíbrio, aumentando a velocidade de uma de suas reações. Assim, por exemplo, se conseguirmos aumentar a velocidade da reação direta irá, sem duvida, aumentar o rendimento da reação, o que é muito importante, do ponto de vista econômico, principalmente para as reações industriais. Esse “truque” é denominado deslocamento do equilíbrio (Feltre, 2004).
Deslocamento de equilíbrio é toda e qualquer alteração da velocidade da reação direta ou da reação inversa, provocando modificações nas concentrações das substâncias e levando o sistema a um novo estado de equilíbrio.
Os fatores externos que podem deslocar um equilíbrio químico são: Concentração das substâncias participantes da reação, pressão e temperatura.
Deslocamento do equilíbrio devido à variação da concentração: O aumento da concentração de uma substância desloca o equilíbrio no sentido de consumo desta substância e a diminuição da concentração de uma substância desloca o equilíbrio no sentido da sua formação.
Deslocamento do equilíbrio devido à variação de pressão: O aumento da pressão de uma reação desloca o equilíbrio no sentido da contração do volume e uma diminuição da pressão desloca o equilíbrio no