Relat Rio Qu Mica Geral Prepara O De Solu Es
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS
PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES DE NaOH e HCl
Manaus, 01 de junho de 2015
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS
Edson Brendo
Maiara Carvalho
Naiara Carvalho
Uaracy Goes
Williams Oliveira
PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES DE NaOH e HCl
Manaus, 01 de junho de 2015
OBJETIVO
Organizar e preparar soluções de ácidos e bases, respectivamente, ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de sódio (NaOH), com a finalidade de usá-las em análise volumétrica.
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Análise volumétrica ou volumetria é o processo de análise química quantitativa, no qual determinamos a concentração de uma solução (ou quantidade de soluto existente) (Feltre, 2001).
Soluções são misturas homogêneas, isto é, sistemas que apresentam as mesmas propriedades físico-químicas em todos os pontos. O estudo das propriedades físicas, químicas e bioquímicas das soluções depende de dois tipos fundamentais de dados: dados qualitativos – aqueles que indicam quais são os componentes da solução; dados quantitativos – aqueles que mostram proporções entre os solutos e o solvente. Em outras palavras, tais dados referem-se à chamada concentração da solução (Lembo, 2000).
Em nosso dia-a-dia, misturamos soluções com muita frequência. É também muito comum, num laboratório químico, misturar duas ou mais soluções, que poderão ser soluções de um mesmo soluto ou de solutos diferentes; neste último caso, poderá ainda acontecer de os solutos reagirem ou não entre si (Feltre, 2001).
Nas soluções, o componente que está presente em menor quantidade recebe o nome de soluto (é o disperso), enquanto o componente predominante é chamado de solvente (é o dispersante) (Feltre, 2004).
Dispersões são sistemas nos quais uma substância está disseminada sob a forma de pequenas partículas, em uma segunda substância (Feltre, 2004).
O gás clorídrico é uma substância gasosa