ANEXO 3
Projeto de pesquisa: necessário ou apenas obrigatório? - out/04
Page 1 of 7
Voltar
O presente artigo é fruto de uma discussão de grupo para dar conta de um requisito final da disciplina
“Metodologia da Pesquisa Científica”, do curso de Pós-Graduação em Geografia, Meio Ambiente e
Turismo, da Universidade Estadual de Goiás – UEG. O grupo deveria preparar um seminário intitulado “O que é projeto de pesquisa”. Ao invés de simplesmente funcionar como mero cumprimento de uma formalidade acadêmica, o grupo sentiu-se instigado a propor algumas questões que se mostraram fator de inquietação para cada um, em algum aspecto.
Após a etapa levantamento bibliográfico, constatou-se uma certa carência de subsídios e uma tendência para a abordagem reducionista de apresentar apenas roteiros e dicas para elaboração do projeto.
Neste contexto, o que se enseja com este trabalho, mesmo em suas singelas possibilidades é contribuir no debate sobre a relevância do projeto no processo da investigação científica apresentando seu real valor como norteador dos procedimentos. Outra contribuição possível é estabelecer algumas diferenças e semelhanças presentes na terminologia no processo da pesquisa, buscando, em certa medida apresentar os conceitos que embasam estes procedimentos metodológicos, nisso, consiste o próprio fazer científico.
Desta forma, o artigo inicia-se com a contextualização o projeto dentro da pesquisa. Posteriormente, apresenta algumas bases conceituais e indica, de forma simples e clara, as orientações necessárias para a elaboração do projeto de pesquisa. Como questões de aprofundamento, discute as finalidades socais da pesquisa e a posição de quem investiga.
Assim, a opção pela elaboração de um artigo assenta-se justamente no desafio de contribuir no debate acadêmico, ao mesmo tempo em que anuncia uma certa ousadia dos alunos do curso mencionado, que tomam como ponto de partida que “a pesquisa nasce