rh planejamento
Fatores que interferem no Planejamento de Pessoal
O absenteísmo e a rotatividade de pessoal interferem diretamente no cálculo da necessidade de pessoal, pois os funcionários nem sempre estão presentes no trabalho. Eles faltam, afastam-se do trabalho por acidentes, por doenças, por licenças, ou mesmo por atrasos. Pessoas também são admitidas, transferidas, promovidas e desligadas da organização.
Com isso, deve-se levar em conta tanto o fator de absenteísmo quanto o de rotatividade para o cálculo da previsão de pessoal na organização.
Para a condução de um bom processo seletivo, após realizar o planejamento de previsão de pessoal na organização, torna-se necessário realizar uma descrição e uma análise dos cargos na organização, caso ainda não exista uma.
Esta descrição e análise, como vocês poderão ver, servem de base para outras atividades da gestão de pessoas, além do recrutamento e seleção de pessoal, como no planejamento de carreira e realização de treinamentos.
Como a Gestão de Pessoas deve atuar para que a eficácia organizacional seja alcançada?
Toda organização tem (ou deveria ter) uma missão, uma finalidade para a qual foi criada. Esta missão precisa ser bem divulgada e atualizada constantemente, de forma que todas as pessoas envolvidas com a organização saibam qual é a missão da empresa, e assim poder, através de seu trabalho, participar da sua concretização.
Por sua vez, a visão da organização tem a ver com seu futuro, com onde a organização pretende chegar dentro de alguns anos. Ambas (missão e visão) são definidas pela alta direção da empresa, que pode ser entendida como o nível mais alto da hierarquia.
Estas duas proporcionam informação suficiente para que os objetivos organizacionais sejam definidos em um planejamento estratégico