Planejamento de rh
É o processo, ao qual é feito um planejamento para serem tomadas as decisões sobre o recursos humanos e seus objetivos, com prazos determinados. Existem vários modelos de planejamento de Rh, alguns exigem a participação de ARH, no caso de industrias, o órgão responsável é o PCP ( planejamento e controle da produção) que dão ênfase a mão de obra direta, isto é, nível operacional, e da mão de obra indireta que apenas dão uma pequena satisfação referente ao aumento de pessoas indiretas e aumento de orçamentos. Segue abaixo alguns desses modelos de planejamentos e quase todos são de níveis operacionais.
Procura estimada pelo produto – A da procura do RH depende da busca pelo produto, por exemplo, se aumentar a produtividade, o valor desse produto cai, gerando um possível aumento das vendas, havendo a necessidades de RH.
Seguimentos de cargos – Área operacional, pode ser direcionado a outras áreas relacionadas ao cargo, planejamento de carreira, por exemplo, uma pessoa que trabalha na Recepção, poderá trabalhar como auxiliar de escritório..
Substituição de postos – chaves – Tem que haver um plano de sucessão com pelo menos 2 anos de antecedência, para que a empresa não fique na dependência de um funcionário.
Fluxo do pessoal – refere-se a rotatividade, áreas que não ‘saem do lugar” organizações estáveis, sem planos de mudança. Muitas pessoas e poucas oportunidades para o crescimento.
Planejamento Integrado – Ele abrange vários fatores: Aumento da produção que são planejados ou desejados, Mudanças internas na tecnologia que facilita a produtividade, Observar os clientes no que se refere ao consumo, e Planos de carreira dentro da organização.
Existem Três tipos de atuação da área de ARH:
ARH operacional – é responsável apenas pelos processos de RH, promoções, desenvolvimentos etc ele não se envolve nas estratégias da empresa, para resultados a curto prazo.
ARH tático – Prepara a área tática, isto é, Gerentes